segunda-feira, 28 de julho de 2014

Breve Resumo...

HISTÓRIA DOS BATISTAS

Quem são os Batista?
Uma denominação cristã caracterizada pela rejeição ao batismo infantil, optando em seu lugar pelo batismo de fé, sempre através da imersão. O nome é derivado de uma comissão para que os seguidores de Jesus Cristo fossem batizados, os batistas interpretam o batismo — imergir em água — como uma exposição bíblica e pública de sua . Enquanto o termo "batista" tem suas origens com os anabatistas, e às vezes foi visto como pejorativo, a denominação historicamente é ligada aos dissidentes ingleses, ou movimentos de anticonformismo do século XVI. O movimento batista surgiu na colônia inglesa na Holanda, num tempo de reforma religiosa intensa.  

Como são vistos?
Considerados protestantes históricos, alguns batistas rejeitam essa associação. A maioria das igrejas batistas escolhem associar-se com grupos que fornecem apoio sem controle. A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, mas, há muitas outras associações de batistas no mundo. No Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira e a Convenção Batista Nacional.

Em comum com outros Critãos
Os batistas têm muitas convicções em comum com outros cristãos: acreditam em Deus como Criador de todas as coisas e como Pai celestial que chama a si todos os homens. Os batistas crêem em Jesus Cristo, como Filho de Deus encarnado e como Salvador de todos aqueles que nEle têm fé. Eles crêem no Espírito Santo como guia sempre presente, que proporciona o conhecimento cristão da vontade de Deus e o poder para seguir a Cristo na vida diária.
Continue lendo!

 Eles crêem que a igreja é constituída do povo de Deus que rende culto ao Onipotente, que dá testemunho do seu amor e serve aos seus semelhantes em nome de Cristo. Os batistas crêem na inspiração e autoridade da Bíblia. Crêem que Jesus Cristo é o Senhor e tem plena autoridade nos céus e na terra, que toda pessoa deve reconciliar-se com Deus mediante o arrependimento de seus pecados e a fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, que o batismo segue a profissão de fé em Cristo, e introduz o crente na igreja, que Deus dotou cada homem de dignidade pessoal e liberdade de escolha, e que toda criatura humana deve fazer suas próprias decisões acerca de sua fé. Os batistas crêem que todo cristão tem responsabilidade de dar testemunho de Cristo, fazendo-o por palavras e ações.

No Brasil
Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras igrejas batistas, organizadas por imigrantes norte-americanos, residentes na região de Santa Bárbara do D'Oeste e Americana, São Paulo.
 Os casais de missionários batistas norte-americanos, recém chegados ao Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros; e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antônio Texeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara D'Oeste; decidiram iniciar a sua missão na cidade de Salvador, Bahia, com 250.000 habitantes. Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e no dia 15 de outubro, organizaram a PIB do Brasil com 5 membros; os dois casais de missionárias e o ex-padre Antônio Teixeira. A tradição batista legou aos evangélicos brasileiros preciosidade: o Cantor Cristão, que eternizou centenas de hinos cantados até hoje por crentes de todo o país. Da primeira edição, de 1891, até hoje, as páginas do Cantor têm sido fonte de louvor e inspiração. Dos hinos do acervo, mais de 100 foram compostos ou traduzidos pelo missionário e músico judeu polonês Salomão Ginsburg, que viveu 37 anos no Brasil. 
Salomão Luiz Ginsburg foi a primeira pessoa a pensar na organização de uma Convenção nacional dos batistas brasileiros. Mas, somente em 1907, a idéia foi concretizada. A.B. Deter, Zacharias Clay Taylor e Salomão Luiz Ginsburg concordaram em dar prosseguimento ao plano. Eles conseguiram a adesão de outros missionários e de líderes brasileiros. A comissão organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Convenção, na cidade de Salvador, quando transcorreriam os primeiros 25 anos do início do trabalho batista brasileiro, também começado na referida cidade.
No dia aprazado, no prédio do ALJUBE, onde funcionava a Primeira Igreja Batista de Salvador, em sessão solene, foi realizada a primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, composta de 43 mensageiros enviados por igrejas e organizações. Criada a Convenção, foi eleita sua primeira diretoria:
Presidente – Francisco Fulgêncio Soren;
1º vice-presidente – Joaquim Fernandes Lessa;
2º vice-presidente – João Borges da Rocha;
1º secretário – Teodoro Rodrigues Teixeira;
2º secretário – Manuel I. Sampaio;
Tesoureiro – Zacharias Clay Taylor.
Atualmente a Diretoria segue:
Biênio 2013/2014
Presidente: Luiz Roberto Soares Silvado (PR)
1º Vice: Lyncoln Pereira Araújo (PE)
2º Vice: Oliveira de Araújo (ES)
3º Vice: Eber Silva (RJFL)
1ª Secretária: Alzira Maria Bittencourt de Araújo (ES)
2ª Secretária: Iracy de Araújo Leite (PE)
3º Secretário: José Laurindo Filho (RJ/FL)
4ª Secretária: Tânia Maria Kammer (SP)

Números:
As Igrejas Batistas formam uma família denominacional protestante de origeminglesa. Estão presentes em quase todos os países do globo. No ano de 2007 existiam 37 milhões de membros e 170 mil igrejas espalhados pelo mundo, sendo que 21 milhões apenas nos Estados Unidos e Canadá, e cerca de 2 milhões no Brasil. Até 2010 ConvençãoBatista Brasileira tinha cerca de 1.360.000 membros distribuídos em mais de 7.800 Igrejas.

 

Bibliografia


Crabtree, A. R. Batistas in Brazil, Casa Publicadora Batista, Rio de Janeiro, 1953
Pereira, José dos Reis, Breve Historia dos Batistas, 2ª. Edição, Juerp, Rio de Janeiro, 1978.
Anais da Convenção Batista Brasileira - Atas N.1 a N. 5

Souza, Sócrates Oliveira - Pacto Comunhão:Documentos Batistas,CBB 2003,Rio de Janeiro

Nenhum comentário: